SOMPO SEGUROS: EXPERIÊNCIA JAPONESA NA ÁREA DE SEGUROS PARA O MERCADO BRASILEIRO

A Sompo Holdings está entre os maiores grupos seguradores do Japão e é a 15a. maior seguradora do mundo no ramos não-vida. Com mais de 130 anos de tradição, a companhia atua hoje em 30 países nos cinco continentes e conta com mais de 80 mil colaboradores e mais de 20 milhões de clientes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes. 

No Brasil, a Sompo Seguros é resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, fundada no Brasil em 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

CORRETORES DE SEGUROS COM CARÊNCIA DE DADOS E O DESAFIO DE TRAZER UMA CULTURA DE DADOS MAIS PERTO DAS EQUIPES OPERACIONAIS

Quando entramos em contato pela primeira vez no terceiro trimestre de 2019 para discutir as necessidades de BI, a equipe da Sompo Seguros tinha como demanda a transformação de seus aplicativos Qlik Sense padrão em painéis facilmente interpretáveis, para que pudessem oferecer a seus clientes internos e corretores uma ótima experiência em relação ao uso do Business Intelligence como estratégia Data Driven.

A Sompo Seguros já contava com uma operação robusta de BI por meio de painéis Qlik Sense desenvolvidos por sua equipe de IN (Inteligência de Negócios), que atendiam aos profissionais de análise da companhia na modalidade “Self Service” de maneira bastante eficiente. O desafio era promover essa cultura de análise entre colaboradores da empresa em diferentes áreas, além dos seus times de BI tradicionais (por exemplo, analistas de negócios da Sompo), expandindo o uso e simplificando o acesso aos painéis em toda a organização. O objetivo também era garantir que os dados fossem fornecidos de maneira acessível para os corretores de seguros parceiros, que são profissionais ou empresas independentes, responsáveis pela comercialização dos contratos de seguros.

Com esse objetivo em mente, a equipe de IN da Sompo Seguros em São Paulo realizou um curso intensivo de três semanas aos seus colaboradores , oferecido pela Cluster, sob o tema Desenho de Desenvolvimento Assertivo de Dashboards de Qlik Sense. Nessa primeira etapa foram apresentadas as tecnologias web (HTML, CSS, JavaScript) mais recentes associadas aos dashboards e o valor estratégico de contar com painéis bem projetados, que aproximam os dados do usuário final, especialmente com uma abordagem de “guided analytics”. Também foram abordados tópicos sobre o gerenciamento do setor de BI e operacionalização dos dados que podem ser disponibilizados para uma rede externa de corretores de seguros em todo o país.

USUÁRIOS EMPODERADOS COM SOLUÇÕES ACESSÍVEIS E INTELIGENTES PARA BUSINESS INTELLIGENCE

Logo após a conclusão do curso de desenvolvimento Front-End, a equipe de IN da Sompo Seguros já foi organizada para se dedicar à próxima etapa lógica do processo: desenvolver painéis que reunissem as informações estratégicas, qualitativas e relevantes para o negócio. Durante o processo de desenvolvimento, os profissionais da seguradora contaram  com o suporte da equipe de especialistas em Front-End da Cluster.

Para começar, foi desenvolvido um modelo de template geral do Painel, totalmente editável e que poderia ser facilmente operacionalizado internamente com os conhecimentos adquiridos no treinamento.

Já no primeiro trimestre de 2020, as equipes da Cluster e da Sompo Seguros desenvolveram em conjunto uma solução final e completa. Foi necessário expandir o uso da ferramenta de BI ao implementar um portal de BI a partir da solução Qlik Sense Engine, voltado a atender aos corretores de seguros parceiros.

O ponto ideal foi alcançado quando a equipe da Cluster combinou os painéis de análise guiada recém-criados que emergiram do modelo inicial desenvolvido com o NewHub. Os novos painéis (14 no total) se conectam diretamente ao Motor do Qlik Sense aproveitando ao máximo a estrutura associativa da Qlik. Por outro lado, todos eles são exibidos em um ambiente de URL único e centralizado via NewHub. Essa configuração focada no usuário permitiu à Sompo integrar todo um portal de análise guiada que alcançou três objetivos:

  1. Ponto de acesso unificado a dados para corretores independentes obterem insights significativos do mercado (interface simplificada e redesenhada para uma melhor experiência do usuário, que apresenta KPIs de diversos apps ao mesmo tempo logo na Home Page);
  2. Capacidade da Sompo Seguros para segregar e compartimentar informações a serem exibidas aos corretores, com base nas funções de cada usuário (ao invés de dezenas de apps distribuídos em fluxos no hub padrão do Qlik Sense, o NewHub permitiu organizar em grupos e subgrupos, fazendo uma seleção dos apps e mashups mais importantes para o perfil de público);
  3. Estrutura sólida de Governança de Dados que a equipe interna de BI gerencia diretamente pelos painéis do NewHub Admin (nenhum conhecimento em linguagem web necessária para manter toda a estrutura do NewHub rodando no servidor Qlik Sense).

O resultado é um portal de análise guiada de última geração, que executa o Qlik Sense em segundo plano, com a vantagem adicional de trazer dados a corretores de seguros independentes. Agora esses colaboradores se beneficiam das informações que a Sompo fornece por meio dos analistas internos.

CONCLUSÃO: DADOS OPERACIONAIS QLIK SENSE PARA USUÁRIOS EXTERNOS. COM TOTAL CONTROLE

A Sompo Seguros transformou o Qlik Sense, que inicialmente era entendido como uma ferramenta “exclusiva para analistas”, em uma ferramenta completa e fácil de usar com ajuda de nossos Dashboards e NewHub. Essa solução multilateral ajuda a conduzir decisões de negócios guiadas por dados para uma rede de corretores de seguros independentes. Hoje, a companhia avalia que a gestão de portfólio e gestão comercial poderão se valer dos poderosos recursos de consolidação e visualização de dados da Qlik por meio do NewHub.

O investimento da Sompo Seguros foi, portanto, estratégico para contribuir para que stakeholders fora do núcleo corporativo tradicional pudessem se aproximar de dados relevantes, o que aprimorou a tomada de decisões de negócios orientada por dados para seus parceiros. Com isso também foi garantido que os dados relevantes fossem apresentados nos perfis certos, no formato certo. Criou-se, portanto, uma cultura de dados e a expertise para esses dados serem analisados estrategicamente e com influência nas decisões de negócio por toda a organização. 

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