STUDIO Z: A MAIOR REDE DE LOJA DE CALÇADOS DE AUTOSERVIÇO DO BRASIL

Um dos quatro maiores grupos varejistas do Brasil, hoje com mais de 100 lojas em 14 estados, surgiu no estado de Mato Grosso em 1975, quando foi inaugurada a primeira Gabriela Calçados. Desde o início, teve como princípios: qualidade nos produtos, pesquisa de tendências, valorização da equipe, excelência no atendimento, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. São valores que permanecem até hoje, refletidos no sucesso das lojas de calçados Gabriela e Studio Z, e no cartão de crédito Calcard.

ANÁLISE GUIADA NA PALMA DA MÃO

A Studio Z nos procurou em 2017 com o desafio de melhorar a performance dos mashups Qlik Sense que já estavam em uso pela empresa. Mantendo o design originalmente desenhado, a Cluster aplicou as melhores práticas de desenvolvimento a fim de garantir estabilidade no ambiente Qlik. 

O passo seguinte foi o de projetar interfaces especialmente pensadas para o uso do Qlik Sense em smartphones. O primeiro projeto com design e implementação inteiramente da Cluster foi um painel de Pesquisa de Satisfação com o objetivo foi facilitar o controle em tempo real do desempenho das lojas e regionais quanto aos principais indicadores do tema. O  público alvo eram gestores com preferência por análise guiada.

Aplicando as melhores práticas de visualização de dados e de UX, a Cluster customizou, além do layout, os próprios objetos de análise, permitindo maior facilidade na leitura dos dados e interação em tabelas e gráficos, deixando a navegação e interação mais fluida para os usuários finais.

“A soluções implementadas pela Cluster em nosso BI revolucionaram a forma com que passamos a acompanhar os nossos principais KPIs, proporcionando a melhoria contínua e diária, de forma efetiva e consistente – Foi notório o ganho de qualidade obtido na gestão e na execução de nossos processos após implementarmos as soluções desenvolvidas.”
Guilherme Tavares Gonçalves
Gerente de Projetos e Inaugurações

CRUZANDO INFORMAÇÕES COM UM MASHUP QLIK SENSE

Em um segundo projeto, a Studio Z precisava ainda desenvolver, também com foco mobile, um painel para controle da eficiência das lojas e regionais, ou seja, acompanhar o desempenho de trabalho do seu pessoal de ponta para poder melhorar e otimizar o processo de vendas. Com o painel nativo em Qlik Sense desenvolvido pelo time interno de BI da empresa, era possível fazer a análise, porém com a fragmentação do conteúdo em muitas pastas e objetos do Qlik Sense nativo. 
Tendo esse cenário em mente, a Cluster projetou e implementou a nova interface unificando informações de objetos e pastas, transformando o conteúdo em apenas duas telas, destacando as principais interações na tela através de botões com rolagem horizontal no topo do mashup.

O design foi pensado seguindo a identidade visual da empresa e visando criar um padrão para os mashups da Studio Z, de modo que pudesse ser replicado em outros cenários de uso ou áreas de negócio.

Nesses três anos de parceria, a Cluster tem atuado em diferentes demandas da Studio Z, criando soluções mobile para aumentar o engajamento dos usuários Qlik Sense por meio de UX, facilitando o dia a dia de todos eles, na busca por melhores resultados.

Nos dois projetos, os mashups desenhados e implementadoes pela Cluster tiveram o desenvolvimento do painel nativo em Qlik Sense feito nossa parceira Target.

Mais cases