qlikview-celular

Pensando sempre em melhorar a experiência do usuário, precisamos considerar que eles eventualmente podem acessar os painéis QlikView através de dispositivos móveis de diversos tamanhos.

Com base na aplicação de demonstração Insurance, da Qlik, podemos ver o comportamento diferenciado quando acessamos o app de um smartphone ou de um tablet / desktop, por exemplo.

Versão Desktop/Tablet:

insurance-demo-qlikview-mobile-1

Versão “Mobile” da mesma aba “Dashboard”:

insurance-demo-qlikview-mobile-2

Captura de tela de um smartphone com OS Android

Vamos entender como funciona a extensão mobileDetect.qar e como aplicá-la.

Ao importar a extensão para um QVW (Propriedades do Documento), a variável “vStyle” será inicializada. Ela é responsável pelo reconhecimento do dispositivo.

Possui apenas dois valores:

vStyle = ‘Desktop’

ou

vStyle = ‘Mobile’

Quando o usuário acessa o documento QlikView em um smartphone, por exemplo, o vStyle assume valor ‘Mobile’, diferente de quando o mesmo é acessado em um PC/Tablet,  quando vStyle vira ‘Desktop’.

Assim podemos utilizar condições em “Mostrar Aba” para que mostremos abas específicas para ‘Mobile’ e para ‘Desktop’, possibilitando a montagem do documento de forma mais rica para o usuário, baseado no dispositivo.

Nas “Propriedades da Pasta”, condicionamos a exibição da pasta com o dispositivo desejado.

Condição vStyle = ‘Desktop’  para desktop/tablet
Condição vStyle = ‘Mobile’  para smartphones

Claro que você irá precisar desenhar toda a interface seguindo este tamanho reduzido, além de definir quais indicadores irá mostrar na versão mobile. Provavelmente seus filtros precisarão ficar ocultos pelo pouco espaço em tela, mas isso tudo é papo para outro post…