Na última terça-feira o IxDA Santa Catarina, que reúne profissionais para difundir o design de interação, promoveu mesa redonda no Sebrae com o tema Transformando dados em informações estratégicasOs convidados Thiago Pessato (Cluster), Lisandra Andrade (UFSC), Fabiano Finger (SimilarWeb) e Caroline Cisne (Knowtec) debateram sobre benchmarking, visualização de dados, design emocional e inteligência competitiva nas empresas.

mesa-redonda-cluster-thiago-pessato-2

O público formado por profissionais de comunicação, empreendedores e estudantes de design conheceu ferramentas que facilitam a gestão de negócios, como o Qlikview. Pessato mostrou a aplicação de BI (business intelligence), quais os recursos disponíveis e o papel do design para facilitar a leitura das informações. Chamou a atenção para a diferença entre infografia, iconografia e visualização de dados.

mesa-redonda-cluster-thiago-pessato-1

Foto: Divulgação / IxDA Florianópolis

Outro tema discutido no evento foi a escolha de metodologias para a construção de estratégias de negócios e análise de mercado. Ao identificar os pontos fortes e fracos da empresa, o empreendedor visualiza melhor as oportunidades e desafios.

A mesa redonda é uma das atividades do IxDA Santa Catarina que divulga a programação mensal em https://www.ixda.org/local/ixda-floripa