Desenvolvedores QlikView usualmente evitam utilizar o mesmo tipo de objeto (gráfico de barras, linhas, pizza, etc.) várias vezes na mesma aba com o receio de que a interface se torne “cansativa” ou “pobre”. Muitas vezes é o próprio cliente que exige essa variedade de objetos.

Na verdade a consistência nos meios de visualização, sempre que possível, permite que os usuários utilizem a mesma estratégia de percepção para interpretar os dados, fazendo-os economizar tempo e esforço.

Se a mensagem é a mesma, use o mesmo tipo de gráfico ou objeto.

Às vezes, usar o mesmo tipo de objeto é o melhor a se fazer. No exemplo, para exibir a quantidade de produtos através de dimensões diferentes, foi utilizado o mesmo tipo de gráfico, facilitando a leitura dos dados.

design-qlikview-erro-4

Fonte: Site de demos da Qlik

Observações:

  • Avaliamos apenas a variedade de objetos (outros aspectos da interface claramente poderiam ser melhorados mas não são alvo de crítica neste post)
  • Não há como afirmar que a mudança na cor das barras está errada, já que cada grupo ou dimensão pode ter um código de cor diferente e utilizado em toda a aplicação.

Saiba mais sobre nossa consultoria em design e visualização de dados para QlikView. Atendemos clientes de todo o Brasil, presencial ou remotamente.