Em conversas com colegas consultores e clientes, percebi que alguns têm um pouco de dificuldade em entender o trabalho de “visualização de dados para QlikView”.
Resolvi transformar a explicação em uma série de posts.

Visualização de dados, Data Visualization, Data Art, Infografia, Contextualização de dados…  de pouco tempo pra cá quem trabalha com BI tem ouvido estes termos com bastante frequência. As fabricantes das maiores soluções de Business Intelligence vem se preocupando com a qualidade visual dos gráficos e investindo em novas formas de visualização das informações.  No caso da Qlik, houve um investimento pesado em visualização de dados com o novo QlikSense, assim como atualizações e SRs do QlikView 11 vem aprimorando propriedades de objetos nativos do QlikView.

Mas ter as ferramentas adequadas não garante o melhor uso delas.
Para construir objetos de análise (gráficos, tabelas, etc.) realmente fáceis de entender, é preciso ter conhecimento específico na área. Posso separar este conhecimento em pelo menos 3 categorias:

  • Conhecimento da base de dados (como os dados que se quer mostrar se comportam com base nos principais filtros a serem utilizados);
  • Definição do público alvo (qual é o perfil das pessoas que irão fazer uso destes dados);
  • Por fim, é preciso ter conhecimento das melhores práticas em Visualização de Dados (para determinado tipo de dado, qual gráfico deve ser utilizado? Quando devo usar uma tabela? Gráfico de barras ou de linhas? Etc.)

O gráfico de barras abaixo demonstra um caso fictício extraído do QlikView. Nele, são apresentados dados de vendas de alguns vendedores nos anos de 2008 e 2009.

visualizacao-de-dados-qlikview-1

Alguns problemas saltam aos olhos claramente: dificuldade de leitura dos rótulos do eixo X, impossibilidade de comparar de forma rápida o desempenho individual dos vendedores em cada ano, efeitos visuais em demasia, etc.

Aplicando os conhecimentos básicos em visualização de dados, é possível deixar a leitura mais fácil, ocupando menos espaço em tela:

visualizacao-de-dados-qlikview-2

Como mostram os exemplos, há diversas maneiras de se expor dados. Mas a forma de fazer isso pode mudar completamente a utilização de uma ferramenta de BI.

Saiba mais sobre nossa consultoria em design e visualização de dados para QlikView. Atendemos clientes de todo o Brasil, presencial ou remotamente.