Pesquisando sobre bons exemplos de visualização de dados no Brasil, encontrei este excelente estudo feito pela Época em 2011. Através do uso de um gráfico de dispersão, é possível identificar claramente a relação entre o investimento na campanha e o resultado das urnas nas eleições para Deputado Federal de 2010: quanto maior a arrecadação (em reais), maior a chance de o candidato se eleger. Os pontos marcados em vermelho representam candidatos eleitos em 2010.

grafico-de-dispersao-qlikview

Este objeto apresenta a possibilidade de alternar a visão entre “gráfico” e “tabela”, o que evidencia ainda mais o poder da visualização de dados. Perceba como a tabela não permite identificar essa relação de forma tão rápida quanto o gráfico.

grafico-de-dispersao-qlikview-tabela

De todo modo, o gráfico de dispersão pode ser melhorado, já que alguns pontos podem se sobrepor, escondendo valores.

Baixei os dados em Excel e construí o gráfico de dispersão usando o QlikView. Utilizando o “Nome” como dimensão e as expressões [Número de votos] e [Dinheiro arrecadado]. Na expressão [Número de votos] personalizei as cores dos pontos de modo que fiquem vermelhos quando o candidato foi eleito.

grafico-de-dispersao-qlikview-3

Para deixar os pontos vermelhos, coloquei um condicional na Cor de Fundo da expressão, conforme abaixo:   If([Eleito (1, eleito; 0, não eleito)]=1, RGB(255,0,0), RGB(100,100,100))

grafico-de-dispersao-qlikview-2

A opção de utilizar o círculos com borda está nas Propriedades do objeto, na aba “Estilo”.

grafico-de-dispersao-qlikview-3-instrucao

Uma alternativa seria utilizar os pontos preenchidos, mas usando um código “ARGB” (“A” de “Alpha”, ou transparência). Essa transparência permite ver quando os pontos se sobrepõem, como demonstrado na figura abaixo.

grafico-de-dispersao-qlikview-4

If([Eleito (1, eleito; 0, não eleito)]=1, ARGB(90,255,0,0), ARGB(90,100,100,100))

Note que tanto no gráfico original da Época, quanto nos meus exemplos, a escala do eixo Y é logarítimica (e não aritmética). Mas este é um assunto para outro post…